data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal
A empregada doméstica Vera
Maria de Oliveira Carvalho, filha de Achylles Lemes de Oliveira e Maria Geraci de Oliveira, falecidos, nasceu e viveu em Santa Maria. Desde a juventude, trabalhou em em casas de família e uma de suas características era a imensa vontade de ajudar o próximo.
Apaixonada por animais, Vera tinha uma paixão especial pelos cachorros, carregava consigo muito amor e cumplicidade com os bichinhos. Além disso,gostava muito de contar histórias e de cozinhar. Previnida, tinha sempre uma receita "na manga", e quando não podia cozinhar, ensinava as pessoas como cada prato deveria ser feito. Ela foi casada com Alberi Parodi Carvalho, falecido, e teve duas filhas, Mari Eliane Oliveira e Alessandra de Oliveira Carvalho, além de nove netos e cinco bisnetos. data-filename="retriever" style="width: 100%;">A neta Cris Liria, 29 anos, conta que tem muita admiração pela avó e aprendeu muito com ela.
- Era uma pessoa extraordinária. Com ela, aprendi a ser forte, firme, alegre, me ensinou que a única forma de ter as coisas é trabalhando. Desde nova eu vi nela minha inspiração de vida - emociona-se Cris.
Joice Danielle, 27, irmã de Cris, diz que o momento é difícil para a família, mas que a avó ficará nos pensamentos e corações de todos.
- A despedida é amarga, mas necessária. Escolhemos guardar as boas lembranças e dizer um adeus caloroso. Ela seguirá em nossas memórias e nas melhores lembranças - comenta a neta.
Mesmo diabética, Vera dava suas "escapulidas" para saborear um docinho de vez em quando, conforme a filha Alessandra, 47 anos.
- A mãe ficou viúva há quase quatro anos, e passei a cuidar dela. Nas hemodiálises, durante a semana, mesmo cansada, estava sempre com um sorriso no rosto. Era difícil ver a "dona Vera", como a conheciam, reclamando da vida - menciona. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Vera Maria de Oliveira Carvalho morreu, aos 65 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Ela foi sepultada no dia seguinte, no cemitério Jardim da Saudade, em Santa Maria.